cover
Tocando Agora:

Estudante leva seis canetas e paçoca com banana para a prova do ENEM: 'É melhor prevenir do que remediar'

A jovem Maria Vitória de Araújo, de 24 anos, preparou a bolsa com seis canetas esferográficas pretas e a tradicional paçoca com banana roraimense. Reproduç...

Estudante leva seis canetas e paçoca com banana para a prova do ENEM: 'É melhor prevenir do que remediar'
Estudante leva seis canetas e paçoca com banana para a prova do ENEM: 'É melhor prevenir do que remediar' (Foto: Reprodução)

A jovem Maria Vitória de Araújo, de 24 anos, preparou a bolsa com seis canetas esferográficas pretas e a tradicional paçoca com banana roraimense. Reprodução O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem duração máxima de 5 horas e 30 minutos. Para se manter firme durante a prova, a jovem Maria Vitória de Araújo, de 24 anos, preparou a bolsa com seis canetas esferográficas pretas e a tradicional paçoca com banana roraimense como única opção de lanche. A estudante já é formada em Relações Internacionais, mas decidiu mudar de carreira e correr atrás de um novo sonho: cursar Medicina. Depois de um ano intenso de preparação para o Enem, ela preferiu não arriscar. "Se todas [as canetas] falharem, eu me levanto e vou me embora, porque não era pra ser. Mas vai que alguém esquece, eu tenho uma reserva. É melhor prevenir do que remediar.” Acompanhe o ENEM ao vivo Já sobre o curioso - ou nem tanto - lanche, Maria Vitória contou que é natural de Crateús, no Ceará, mas vive há mais de seis anos em Roraima, e que a combinação regional de paçoca com banana se tornou para ela uma verdadeira “comida de conforto”. “Minha sogra perguntou o que eu queria trazer. Eu falei: quero paçoca com banana, porque é algo que eu gosto muito de comer. E eu acho que vai me acalmar, vai me dar uma tranquilidade. Apesar de não ser roraimense, a paçoca com banana é uma comida que me conquistou daqui do estado.” ENEM 2025 Os portões nos locais de prova do Enem 2025 foram fechados às 12h em Roraima. A prova inicia às 12h30 e os candidatos terão 5h30 para resolver as 90 questões do exame e fazer a redação. Em 2025, Roraima teve 14.162 mil inscritos na prova. O município com o maior número de inscritos é Boa Vista, com 12.157 mil. Amajari teve o menor número, são 61 inscritos. Neste domingo (9), as 45 questões de linguagens (inglês ou espanhol e português) e ciências humanas (sociologia, filosofia e história) serão aplicadas, junto com a redação. Enem 2025 começa neste domingo para 4,8 milhões de inscritos Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Fale Conosco